Prof. Dr. Mohammed ElHajji
O Ciclo de Leitura Douglas Kellner foi uma atividade desenvolvida pelos bolsistas do PET, junto a seu tutor, Mohammed El Hajji, que consistiu no estudo, análise e debates acerca do livro A Cultura da Mídia - Estudos Culturais: Identidade Política entre o Moderno e Pós-Moderno. EDUSC: São Paulo, 2001, de autoria do pesquisador da Universidade do Texas Douglas kellner. Leia mais.
Realizado no próprio laboratório do PET-ECO, no campus da Praia Vermelha (UFRJ), o Ciclo durou três meses, de janeiro a março de 2007, e foi realizado quinzenalmente, de modo que os participantes pudessem ler os textos, resumi-los e levantarem questões para serem discutidas em grupo, sob a orientação do tutor.
O objetivo dessa atividade foi intensificar as atividades de pesquisa do grupo PET-ECO, forçando a leitura de textos acadêmicos (os capítulos do livro) e possibilitando um grau de compreensão mais significativo, já que o debate em grupo permite, além da ajuda mútua nas passagens mais difíceis, que diferentes visões se intercalem, viabilizando uma percepção diferenciada quanto ao conteúdo analisado.
Vale destacar que o Ciclo teve a intenção de promover maior integração entre os estudantes do grupo PET-ECO, pelo menos em nível acadêmico, à medida que os bolsistas tiveram a oportunidade de convergir falas e reflexões e compartilhar suas visões a respeito de um assunto comum.
Apesar de os ciclos de leitura já serem uma atividade prevista no Planejamento de Atividades do PET-ECO, o ciclo Douglas kellner, especificamente, não estava planejado. A idéia surgiu a partir do interesse do Prof. Mohammed El Hajji pelo trabalho do autor, de grande relevância para os estudos da cultura da mídia contemporânea e da comunicação em geral.
Docente pela Universidade do Texas (EUA), o pesquisador Douglas Kellner é um dos mais importantes teóricos críticos na linha de estudos sociais da Escola de Frankfurt, na Alemanha. Seus trabalhos sobre a cultura da mídia são reconhecidos internacionalmente, e envolvem a preocupação / atenção do autor para com os movimentos contra-hegemônicos – desde as sub-culturas e movimentos de minorias a outras expressões alternativas da cultura – em nome de uma sociedade mais democrática. Combinando “insights”e ferramentas metodológicas da Escola de Frankfurt e dos estudos culturais britânicos, Kellner referiu-se incansavelmente à cultura da mídia como um fenômeno político,filosófico e econômico complexo. Para o autor, a mídia emerge como um “terreno de contestação” no qual disputas políticas são travadas através de formas narrativas e visuais. Portanto, filmes, a televisão,internet, etc. articulam valores dominantes,conservadores e reacionários, e,ao mesmo tempo, oferecem uma resistência progressistas contra tais valores.
Enfim, trata-se de um autor de grande relevância para o campo da comunicação e cujos trabalhos devem ser estudados por aqueles que pretendem se tornar comunicólogos de qualidade.
Ao final do ciclo, os participantes tiveram que desenvolver um artigo com base no estudo realizado, sob a orientação do Prof. Mohammed El Hajji e de outros docentes da Eco (Escola de Comunicação da UFRJ) que puderam ser contatados livremente pelos participantes do ciclo. Um desses artigos, intitulado “O Pluralismo de Sentidos da Cultura da Mídia Contemporânea”, foi selecionado e apresentado no Intercom Nacional / 2007.
Com a produção de artigos e outros trabalhos, que foram fomentados pelo ciclo, a instituição de ensino acabou sendo favorecida, já que os integrantes dessa atividade apresentaram artigos na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ e em Congressos, em nome dessa mesma IES. Sem contar a própria sociedade como um todo, já que a produção acadêmica é essencial não apenas para o desenvolvimento científico do país, mas para a melhoria da qualidade de vida da população, ainda que indiretamente, pois, através desses trabalhos – hoje disponíveis a qualquer um na internet -, os cidadãos podem conhecer e entender melhor problemas que os cercam.
O objetivo dessa atividade foi intensificar as atividades de pesquisa do grupo PET-ECO, forçando a leitura de textos acadêmicos (os capítulos do livro) e possibilitando um grau de compreensão mais significativo, já que o debate em grupo permite, além da ajuda mútua nas passagens mais difíceis, que diferentes visões se intercalem, viabilizando uma percepção diferenciada quanto ao conteúdo analisado.
Vale destacar que o Ciclo teve a intenção de promover maior integração entre os estudantes do grupo PET-ECO, pelo menos em nível acadêmico, à medida que os bolsistas tiveram a oportunidade de convergir falas e reflexões e compartilhar suas visões a respeito de um assunto comum.
Apesar de os ciclos de leitura já serem uma atividade prevista no Planejamento de Atividades do PET-ECO, o ciclo Douglas kellner, especificamente, não estava planejado. A idéia surgiu a partir do interesse do Prof. Mohammed El Hajji pelo trabalho do autor, de grande relevância para os estudos da cultura da mídia contemporânea e da comunicação em geral.
Docente pela Universidade do Texas (EUA), o pesquisador Douglas Kellner é um dos mais importantes teóricos críticos na linha de estudos sociais da Escola de Frankfurt, na Alemanha. Seus trabalhos sobre a cultura da mídia são reconhecidos internacionalmente, e envolvem a preocupação / atenção do autor para com os movimentos contra-hegemônicos – desde as sub-culturas e movimentos de minorias a outras expressões alternativas da cultura – em nome de uma sociedade mais democrática. Combinando “insights”e ferramentas metodológicas da Escola de Frankfurt e dos estudos culturais britânicos, Kellner referiu-se incansavelmente à cultura da mídia como um fenômeno político,filosófico e econômico complexo. Para o autor, a mídia emerge como um “terreno de contestação” no qual disputas políticas são travadas através de formas narrativas e visuais. Portanto, filmes, a televisão,internet, etc. articulam valores dominantes,conservadores e reacionários, e,ao mesmo tempo, oferecem uma resistência progressistas contra tais valores.
Enfim, trata-se de um autor de grande relevância para o campo da comunicação e cujos trabalhos devem ser estudados por aqueles que pretendem se tornar comunicólogos de qualidade.
Ao final do ciclo, os participantes tiveram que desenvolver um artigo com base no estudo realizado, sob a orientação do Prof. Mohammed El Hajji e de outros docentes da Eco (Escola de Comunicação da UFRJ) que puderam ser contatados livremente pelos participantes do ciclo. Um desses artigos, intitulado “O Pluralismo de Sentidos da Cultura da Mídia Contemporânea”, foi selecionado e apresentado no Intercom Nacional / 2007.
Com a produção de artigos e outros trabalhos, que foram fomentados pelo ciclo, a instituição de ensino acabou sendo favorecida, já que os integrantes dessa atividade apresentaram artigos na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ e em Congressos, em nome dessa mesma IES. Sem contar a própria sociedade como um todo, já que a produção acadêmica é essencial não apenas para o desenvolvimento científico do país, mas para a melhoria da qualidade de vida da população, ainda que indiretamente, pois, através desses trabalhos – hoje disponíveis a qualquer um na internet -, os cidadãos podem conhecer e entender melhor problemas que os cercam.
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