Sobre o PET-ECO

O Programa de Educação Tutorial é um programa do governo federal para incentivo à pesquisa e à extensão universitárias nos cursos de graduação. Os alunos recebem uma bolsa-auxílio e são periodicamente avaliados pelo Ministério da Educação. Há PETs em todo o Brasil, em várias áreas de estudo, cada um com autonomia para desenvolver seus próprios projetos. Cada grupo envolve alunos de graduação, que são coordenados por um professor, denominado Tutor.

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O PET-ECO é o grupo PET da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O grupo conta hoje com doze bolsistas, desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão em Comunicação e Cultura.

O PET-ECO realiza uma pesquisa por semestre e organiza eventos e atividades na escola. Os bolsistas ("petianos") produzem textos, artigos, entrevistas, resenhas, reportagens multimídia, análises conjunturais e históricas, bibliografias, além de organizar visitas e encontros. Palestras, debates, cursos e seminários sobre temas ligados a comunicação e cultura também são promovidos.

Histórico

A primeira proposta de implantação do Programa Especial de Treinamento – PET (na época oferecido pela CAPES) na Escola de Comunicação da UFRJ foi em 1988. O projeto encabeçado pela professora Ieda Tucherman já visava o fortalecimento da base teórico-científica dos graduandos e “a interação entre os cursos de pós-graduação e graduação” para, dessa forma, formar “profissionais de alto nível, mas também capazes de uma postura crítica diante do campo abrangente da comunicação”, usando as palavras do próprio projeto de implantação. Devido ao não cumprimento dos prazos definidos pela CAPES, a implantação não foi concretizada naquele ano.

Através da retomada de esforços por parte do professor Luís Carlos Bittencourt, o PET foi implantado em outubro de 1991. O PETECO trabalhava então com pesquisas individuais, mas sempre priorizando a integração com a pós-graduação, a produção de eventos, a promoção de seminários e debates, além do contato com outras unidades e PETs. A partir do segundo semestre de 1997 os PETs de todo o Brasil passaram a sofrer sérias restrições orçamentárias por parte do governo federal, implicando em cortes e interrupções de bolsas. Essa situação de incerteza desestimulou parte dos bolsistas que na época integravam o PETECO. Somente alguns bolsistas persistiram. Além disso, o então tutor foi afastado por razões administrativas.

Até meados de setembro de 2001, o grupo se esforçava para manter um ritmo regular de reuniões e dar continuidade às pesquisas iniciadas no semestre anterior. Em setembro de 2001, o prof. Dr. Mohammed ElHajji foi convidado pela direção da ECO para assumir a tutoria do PET-ECO. A partir de então o tutor pôs-se a elaboração de um novo conceito de pesquisa integrada.

Hoje o PET-ECO tem instituído uma única pesquisa por semestre. O interesse em juntar as pesquisas do grupo num tema semestral único é a possibilidade que isto oferece de explorar todas as facetas do tema, usar todos os gêneros jornalísticos e comunicativos para a sua aproximação, associar a teoria à prática, dar visibilidade à pesquisa realizada e convidar ao debate os pesquisadores e leitores.

Assim, todo semestre os integrantes desenvolvem textos, artigos, entrevistas, resenhas, reportagens multimídias, análises conjunturais, históricos, bibliografias, além de cursos e seminários relativos ao tema, assim como visitas e encontros. Palestras e debates em torno de temas ligados a comunicação também são promovidos pelos petianos. A produção alimenta o site Polygraphias onde são centralizados e ordenados os trabalhos realizados sob a forma de uma revista multitemática que oferece material científico para pesquisas mais aprofundadas.