Jornal CalourECO - Oficina de Mídia Impressa

A oficina de mídia impressa “CalourECO” é voltada para a comunidade acadêmica, especificamente para os alunos do primeiro período da Escola de Comunicação da UFRJ. Leia mais.

Ocorre em cada início de semestre com os alunos do primeiro período e consiste em realizar com eles todas as etapas do jornalismo impresso: discussão de pauta, troca de contatos, cobertura jornalística, preparação das fotos, redação de textos e preparação técnica para publicação em meio impresso.

Alunos do PET-ECO participam direcionando as atividades e explicando os primeiros passos do jornalismo para este meio, com descrição da dinâmica e resposta às dúvidas que aparecem durante o processo. A atividade é promovida pelo grupo PET-ECO, em parceria com o Centro Acadêmico da nossa unidade.

Os alunos têm um importante contato com o jornalismo e todas as suas fases até a reportagem: “A experiência de ter participado da formação de um jornal é algo inenarrável! Achei tudo maravilhoso e, claro, novo! Mas posso afirmar, com muito mais certeza agora, que estou no caminho certo e buscando a profissão certa! E confesso que mais do que qualquer outra coisa, até mesmo que escrever, eu adorei entrevistar as pessoas, é uma troca imediata de informação muito grande”. (Alba de Souza Cruz)

“Nessa primeira semana fui muitas vezes questionada sobre o que venho achando da faculdade. Pra todos a resposta foi a mesma: “Adorando”. As oficinas, as palestras me deram a sensação de que valeu a pena o esforço, além de muita motivação a fazer algo que preste. Gostei de verdade”. (Larissa Coelho)

“Então, jornalismo... ouvindo o Gustavo falar, parecia tudo tão fácil! Mas para mim, a prática se mostrou bem mais complicada. Por mais que o caráter do nosso trabalho fosse informal, o peso de algo feito na faculdade e para a faculdade me deixou um pouco insegura. Sentava ao computador e sentia aquele frio no estômago. Felizmente, uma vez quebrada a barreira do começo, as palavras começaram a fluir. Adorei fazer parte dessa experiência. Foi ótimo trabalhar com os outros calouros, além de ter me divertido muito. Passei, também, a ter uma noção bem melhor de como as coisas funcionam. Isso foi essencial”. (Thaís Paiva)

A oficina CalourECO é prejudicada pelo fato de não termos apoio financeiro, inviabilizando a impressão de um jornal (que só saiu em 2008, após anos de tentativas), por conta dos custos maiores do que a preparação de material para Internet ou rádio.

Sem este apoio, há uma frustração dos alunos em não visualizar um produto final do trabalho. No entanto, a experiência é interessante, tanto para os petianos quanto para os participantes.

Endereço do blog da oficina: http://caloureco.blogspot.com/