Projeto Escola de Cidadania: perspectivas da exclusão :: 2004

A pesquisa “Escola de Cidadania: perspectivas da exclusão” tem como objetivo investigar os conceitos básicos de uma instituição comunitária, cujo propósito se comprometa com o esclarecimento dos direitos e deveres dos cidadãos, tornando-os ativos, conscientes e capazes de se posicionar contra a ineficiência governamental para com suas comunidades excluídas. Leia mais.

Primeiramente, buscamos formular uma idéia individual de “Escola” e de “Cidadania”, escorados nas mais diversas fontes de conhecimentos e opiniões possíveis, com o intuito de ofertar os utensílios necessários para que o leitor crie seus próprios conceitos de “Escola” e de “Cidadania”.

Após essa fase inicial, apresentamos exemplos de como esses dois conceitos funcionam unidos, transformando-se em um poderoso aparelho de formação de cidadãos: as “Escolas de Cidadania”, que aqui são relacionadas, assumem um papel de suma importância para nosso projeto final, por se constituírem matéria-prima de onde podemos explorar pontos altos e vantajosos, cujo sucesso de implementação já é dado como certo.

E, por último, propusemos um projeto de “Escola de Cidadania” totalmente baseado no material coletado e nos conhecimentos adquiridos ao longo da pesquisa, que pode ser introduzido ou não no, já em andamento, “Projeto Pereira da Silva” ou em outro projeto comunitário que lhe for conveniente.

Download da pesquisa completa em PDF.

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